Conheça os parlamentares campeões de dívidas com a Previdência

Deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) encabeça a lista de devedores ao INSS.

Dos 172 milhões de reais “pendurados” na conta da Previdência, quase 47 milhões são dívidas das empresas de comunicação ligadas à parlamentar.

Levantamento da BBC News Brasil, por meio da Lei de Acesso à Informação, aponta que a ex-mulher de Jader Barbalho e mãe do governador Helder Barbalho, é ligada às empresas Diários do Pará e Rede Brasil Amazônia de Televisão, responsáveis pela conta.

Metade da dívida está em situação irregular. A outra, foi regularizada por meio de benefícios fiscais. Advogados da deputada afirmam que não há pendências com a Receita em nome da pessoa física.

No segundo lugar, vem o novato Pedro Westphalen (PP-RS), sócio do Hospital Santa Lúcia, que deve R$ 44 milhões, negociados na Justiça.

Outro parlamentar na lista do calote na Previdência é o deputado Newton Cardoso Junior, também do MDB. O mineiro é ligado a quatro empresas, que devem, juntas, quase 18 milhões de reais ao INSS.

São as companhias Siderúrgica Pitangui, Goody Indústria de Alimentos, NC Participações e Rio Rancho Agropecuária. Segundo a BBC Brasil, a defesa do parlamentar não respondeu à reportagem para esclarecer o caso.

Na lista do Programa Especial de Regularização Tributária estão os deputados Gonzaga Patriota (PSB-PE), Paulo Pimenta (PT-RS) e o pastor Marco Feliciano (PODEMOS-SP).

Por: Bernadete Druzian / Imagem: EBC